6º ano em conversa com mantenedores: A inspiração do ECCOS na Grécia Antiga

O que nos inspira?
Assim começou a conversa entre a turma do 6º ano e o mantenedor do Colégio ECCOS. Após ouvir sobre as inspirações da turma, nosso mantenedor relembrou conceitos fundados pelos gregos no período clássico como a democracia, a pólis e a Paideia, concepção grega de educação integral, unindo a formação intelectual e moral para a vida. O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles e suas relações com a ideologia ECCOS também foram debatidos.
Entre as práticas da Grécia Antiga que inspiram a ideologia ECCOS, também destacaram-se na conversa:

• A ideia de escola (do grego ‘Skholé’) como um lugar de debate e troca de experiências;
  • A busca do conhecimento de forma ampla e profunda;
  • A construção da relação entre o mentor e o discípulo;
  • Mais do que respostas óbvias, o conhecimento na Grécia Antiga é construído a partir da curiosidade e de boas perguntas.

Por fim, todos se empolgaram com as palavras de Steve Jobs, fundador da Apple:

“Eu trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.”

colegio eccos inspiracao grecia antiga
A Escola de Atenas com Platão (à esquerda) e Aristóteles (à direita) ao centro, afresco do mural de Raphael, 1509-1510
colegio eccos 4 pilares educacao unesco
Os 4 pilares da educação propostos pela UNESCO e a inspiração nas colunas gregas que compõem o nosso logotipo