Quem somos

Nosso início

O Colégio ECCOS nasce em 2010 como resultado da inquietação de um grupo de profissionais, empreendedores diante das oportunidades e desafios de um novo tempo, o século XXI. Movidos pela paixão no desenvolvimento de crianças e adolescentes e por desejo de contribuir de forma singular para sua formação, este grupo multidisciplinar iniciou uma troca de experiências.

Estão no centro da visão ECCOS:

  • A construção de uma comunidade de aprendizagem formada por estudantes, professores, profissionais das áreas administrativas e de suporte escolar, ligados por uma missão;
  • O desenvolvimento de espírito crítico, de uma atitude reflexiva, por toda a comunidade, em sua leitura de si mesmo e do mundo;
  • A construção da atitude empreendedora, baseada na crença da capacidade de mobilização, de ação do indivíduo e do trabalho em equipe;
  • A sensibilização do olhar do aprendiz para o outro, como seu igual e o desenvolvimento de uma relação interdependente, responsável e solidária;
  • O respeito à infância e à adolescência;
  • A importância da parceria escola família no desenvolvimento do indivíduo.

O nome ECCOS

A publicação “Educação: Um Tesouro a Descobrir”, relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI entregue à UNESCO em 1996, inspira a ideologia do ECCOS. Este documento sintetiza de forma única os desafios da educação, discutindo o papel da escola, da família e do estudante no processo de aprendizagem. O nome ECCOS está relacionado aos “Quatro Pilares da Educação” apresentados neste relatório, que representam para o ECCOS não um estado atingido, mas um referencial a ser perseguido com firmeza e disciplina.

Da releitura dos “Quatro Pilares da Educação” (aprender a SER, aprender a APRENDER, aprender a CONVIVER e aprender a FAZER), nasceu o nome ECCOS.

EMPREENDER — Aprender a fazer
Mais que preparar alguém para uma tarefa específica, é despertar autoconfiança, o sentido de engajamento, o espírito de liderança e o valor do trabalho em equipe.

CONVIVER — Aprender a conviver
Desenvolver o conhecimento a respeito dos outros, de sua história, tradições e espiritualidade. Estimular o conceito de interdependência nas relações, promovendo a tolerância e a solidariedade, indispensáveis para a vida na coletividade.

CONHECER — Aprender a conhecer
Desenvolver o prazer por conhecer. Apresentar ferramentas e estratégias que sejam adequadas para aquisição de uma cultura geral suficientemente ampla, mas também adequadas para lidar de forma profunda com assuntos específicos.

SER — Aprender a ser
Retomar a ideia de que todo ser humano deve ser preparado inteiramente — inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e ética — para elaborar pensamentos autônomos e críticos e também para formular os próprios juízos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir em diferentes circunstâncias da vida.

Nossa missão

Contribuir decisivamente na formação de cidadãos empreendedores, críticos e socialmente atuantes, por meio do fortalecimento das bases emocionais, estímulo e desenvolvimento das habilidades individuais e ampliação do conhecimento.

Nossos valores

  • Respeito
  • Desenvolvimento integral e contínuo
  • Ética
  • Responsabilidade compartilhada
  • Compromisso com a excelência

Proposta pedagógica
Cidadania global
Projetos institucionais
Formação docente