Colégio ECCOS: Membro da Rede de Escolas Associadas UNESCO

colegio eccos pea unesco

O Colégio ECCOS acaba de ser certificado como integrante da Rede de Escolas Associadas da UNESCO. O anúncio de nossa adesão ocorreu no Encontro Nacional da rede, realizado de 12 a 14 de setembro, em Salvador, Bahia.

A UNESCO é o órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO é global, hoje presente em 182 países, reunindo 11 mil escolas. Entre seus objetivos principais, destacam-se a difusão das prioridades da ONU, com foco na cultura de paz e não violência.

Os principais critérios para a associação são o comprometimento voluntário da comunidade da escola para promover os valores e ideais da UNESCO, o uso de metodologias e abordagens inovadoras e participativas, e a oferta de ambientes de aprendizagem seguros, sustentáveis e inclusivos e interação com outras escolas.

O credenciamento do Colégio ECCOS como integrante da Rede de Escolas Associadas da UNESCO representa uma conquista de toda a nossa comunidade escolar e também o reconhecimento do nosso comprometimento com uma educação inovadora e de qualidade, alinhada com as grandes questões globais e voltada para a formação de cidadãos que se apropriem dos conhecimentos e habilidades necessários para o exercício da cidadania.

Dominó Sinfônico

colegio eccos domino sinfonico

Dominó Sinfônico – foi o nome do Concerto Didático que os alunos do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de apreciar no dia 27 de abril, na imponente Sala São Paulo. Sob a regência do maestro William Coelho, a Orquestra Sinfônica da USP encantou um público de mais de 1.000 crianças de diversas escolas de São Paulo, inclusive a nossa. Neste evento, em curto espaço de tempo, foram apresentadas mais de 50 melodias que a humanidade tem ouvido há 300 anos e, por isso, diferem de muitas que saem de moda rapidinho.

Bem… você deve estar se perguntando: — Como crianças, tão agitadas, poderiam ficar quietinhas, num lugar como esse e ainda apreciar música erudita?

Realmente não é simples. Existe toda uma estrutura e preparação para que isso aconteça. Como o próprio nome já diz, o concerto é didático e, traz também artistas de teatro que, de maneira lúdica, atraem a atenção deste público mirim e o envolve com a magia da música, da arte e da expressão.

Acho que realmente sou suspeita para falar… mas com certeza valeu… valeu a espera… valeu a expectativa… valeu o aprendizado… valeu o brilho em cada olhar… Valeu! Enfim… Foi emocionante! E ainda mais emocionante, ver as crianças participando ativamente da última música. Atentas à regência da ‘assistente do professor’, uma das personagens, e divididas em famílias, como na orquestra, acompanhavam com gestos a música, e sem nenhuma palavra, atendiam os sinais da encantadora maestrina… Muito lindo!

Ouvi diversos comentários, gostosos de se ouvir e dentre eles, a percepção deste aluno me chamou a atenção: “— Toda vez que a música começava, o teatro continuava, mas sem falar…” Arthur – 1º ano.

É isso! Comunicação! Que palavrinha desgastada, não é mesmo? Nosso amiguinho percebeu que ela não está apenas nas palavras… mas no gesto, no olhar, na emoção, nas entrelinhas… Neste mundo tão cibernético, robotizado, que não nos falte a sensibilidade para comunicar, ou melhor, que não nos falte a sensibilidade para traduzir cada gesto, cada olhar, toda emoção… Que não nos falte a arte! Que não nos falte a música!

Kintsugi

colegio eccos kintsugi

Na cultura japonesa, objetos de cerâmica que se quebram podem ser restaurados usando o Kintsugi, técnica milenar na qual peças quebradas são juntadas com laca e pó de ouro, realçando as rachaduras ao invés de tentar escondê-las. O objeto então restaurado torna-se ainda mais valorizado, porque revelam, além da própria história, a compreensão de conceitos como transitoriedade e passagem do tempo, a não permanência das coisas e a beleza na imperfeição, no simples, no rústico, todos estes conceitos relacionados a expressão wabi-sabi, com origem na filosofia Zen Budista.

No Dia da Família deste ano, as famílias da nossa comunidade ECCOS foram convidadas a refletir sobre as ‘MARCAS DO TEMPO’ e os conceitos trazidos pelo Kintsugi e wabi-sabi conduziram nossas reflexões:

Quais são as marcas que trazemos de nossa infância? Quais as marcas deixadas pelos nossos pais e avós? Quais são as marcadas deixadas pela escola que frequentamos?
Quais são as marcas que estamos, família e escola, deixando em nossos filhos?
Quais são as cicatrizes que insistimos em esconder e por quê? Ou quais são as cicatrizes que nos enchem de orgulho e satisfação? O que não conseguimos enxergar como belo e digno de ser valorizado? Quais erros não consigo converter para o bem?
O tempo está passando e o que não estamos aceitando? O tempo está passando e como estamos nos preparando?
Quais são os estereótipos e paradigmas que precisamos transpor para alcançar a felicidade? Que conceitos preciso desconstruir e quais novos significados preciso reconstruir?

Somos feitos de memórias… Ter um tempo para resgatá-las, relembrá-las e ainda poder compartilhá-las com quem amamos, tornam estas memórias ainda mais vivas e significativas, pois deixam de ser apenas nossas e passam a ser as memórias de toda uma geração. Assim foi nosso Dia da Família MARCAS DO TEMPO.

Para aqueles que estiveram presentes, a manhã foi de intensa reflexão em família, em atividades desfrutadas juntos, papais e mamães, filhos e filhas, netos e avós, pais e filhos, tios, tias, padrinhos e madrinhas, famílias e escola!