Berçário ECCOS

O Berçário ECCOS acolhe as necessidades de crianças de 1 a 3 anos de idade e suas famílias, por meio de proposta pedagógica e profissionais que compreendem e valorizam esse importante e determinante período de vida: a primeiríssima infância.

Afeto, vínculo e respeito são os fios condutores para o processo de adaptação inicial, trazendo segurança às famílias e acolhimento às crianças na primeira experiência social e coletiva que vivenciam. A família, considerada parceira por excelência, mantém diálogo constante desde o primeiro contato com a escola, sendo informada sobre a rotina e o projeto escolar e informando as peculiaridades das crianças dentro do contexto familiar.

Com olhar voltado para essa faixa etária e suas especificidades de desenvolvimento, são organizados ambientes diversos de aprendizagem que potencializam a experimentação, a verificação, a constatação e a interpretação dos resultados das ações dos pequenos “cientistas”.

Esses ambientes são compostos pelos seguintes espaços:

Ateliê de Leitura

Ateliê de Criação

Ateliê de Artes

Parque Interno e Externo

Ateliê de leitura, ateliê de criação, ateliê de artes e parque interno e externo, são os espaços que compõem esses ambientes nos quais as crianças vivem experiências sonoras e musicais, luminosas, expressivas, de preenchimento, composição, faz de conta e de movimento.

Considerado também uma experiência de aprendizagem, o momento da alimentação vai muito além do ato de comer para crescer. Em um ambiente lúdico e positivo, são apresentados diversos sabores, cores e texturas nos alimentos e cardápio oferecido, possibilitando uma nutrição saudável e apreciada pelas crianças. Quer saber mais? Venha nos visitar...

on|ECCOS QMágico Scholastic Biblioteca Professores Colaboradores Agenda Edu

A alimentação no ECCOS

A alimentação ocupa papel de destaque na primeira infância do ECCOS, pois sabemos que nesta fase o paladar está sendo desenvolvido e acreditamos que nutrir o corpo de maneira saudável vai muito além do ato de comer para crescer.

Com um olhar cuidadoso e atento para cada criança e considerando o seu desenvolvimento, nossos cardápios são elaborados para atender as necessidades nutricionais de cada faixa etária e apresentam às crianças alimentos sob diversas formas de preparo, tornando a refeição um momento prazeroso e repleto de experiências sensoriais, aprendizagens lúdicas e memórias afetivas:

Experiências sensoriais

Ver, pegar, amassar, passar na boca, cheirar, mastigar, sentir o quente ou o frio dos alimentos e suas diversas texturas são experiências que devem ser valorizadas e autorizadas, sem pressa ou preocupação de se sujar ou sujar o espaço que ocupa.

Aprendizagens lúdicas

Ao permitir que a criança descasque o ovo que vai alimentá-la, trabalhamos o movimento de pinça com os dedos e desenvolvemos a coordenação motora fina. Ao oferecer dois antepastos para se passar no pão, possibilitamos que escolhas e decisões sejam realizadas, introduzimos noções de espaço e quantidade e refinamos os movimentos, além de aguçarmos o paladar, usando os termos apropriados para cada sabor.

Memórias afetivas

Assim como o bolinho de chuva que comíamos na vovó, as vivências positivas ao redor da mesa junto aos amiguinhos da escola e professores criam memórias que são despertadas ao sentirmos o cheiro e sabor dos alimentos que comemos na escola.

Em todo o tempo a autonomia da criança é incentivada: na escolha do lugar para se sentar, no manuseio dos talheres, no alimentar-se sozinha, nas escolhas dos alimentos (sempre incentivando a experimentação de tudo o que é oferecido), e por fim, na organização e higienização do local que ela ocupou (projeto Kakari).

A Nutrição também se faz presente nos projetos pedagógicos:

• de Leitura e Escrita de receitas culinárias;
  • de Matemática: nas aulas de culinária, as crianças são incentivadas a contar/medir os ingredientes, sendo expostas às noções de muito/pouco, dentro/fora, tempo de preparo, medidas e frações;
  • de Artes: ao escolher os ingredientes da pizza/panqueca, com criatividade no uso das cores, texturas e sabores.

Alimentação segura:

Além de oferecermos uma alimentação balanceada e nutritiva, nos preocupamos com a inclusão social das crianças com alergia alimentar, oferecendo alimentos de aparência e sabor próximos aos alimentos que não podem comer. Por exemplo, aos alérgicos à proteína do leite de vaca é oferecido leite vegetal (leite de inhame, leite de aveia ou leite de coco caseiro, conforme preparação/cardápio geral oferecido).

Todo preparo dos alimentos segue os parâmetros sanitários de qualidade prescritos pela Vigilância Sanitária, em uma estrutura de cozinha própria que atende à Resolução 50 e Resolução 216 da ANVISA.

Nesse ambiente, nossa equipe de nutrição produz alimentos como leite vegetal, geléia de frutas e pães, garantindo um cardápio com apresentações mais elaboradas e uma alimentação segura, gostosa e mais natural, com maior aporte calórico, proteico e nutricional dos alimentos.

Nutrição ECCOS: alimento bonito, gostoso e cheiroso que desperta todos os sentidos (paladar, olfato, visão, tato e audição) em cada mordida dada!