Hoje é o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Você sabe o que acontece com o plástico que descartamos diariamente?

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 5 de junho como o “Dia Mundial do Meio Ambiente” (WED – sigla de World Environment Day). A data se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países para a importância de proteger a natureza. Vários são os temas de grande relevância, quando lançamos um olhar para os processos que deterioram o planeta, impactando as condições de existência não só dos homens, mas de todos os seres que nele habitam.

O Colégio ECCOS elegeu a chamada “poluição plástica” como o tópico a ser abordado neste ano. Quando somos informados de que a presença de resíduos de plástico no meio ambiente atingiu, em termos mundiais, o montante de 8,3 bilhões de toneladas, sentimo-nos incapazes de imaginar a real dimensão deste fato. Esta quantidade parece incompreensível, e, de fato, ela o é. Mas ao traduzirmos esses números em referências mais “palpáveis”, certamente nos damos conta da gravidade da situação: a quantidade de lixo plástico que hoje contamina nosso planeta equivale a um bilhão de elefantes. Um estudo revelou que as 8 milhões de toneladas de  resíduos de plástico que anualmente vão parar nos oceanos equivale a cinco sacos de compra de lixo plástico para cada 30 cm de litoral (costas marítimas) à volta do mundo. A situação torna-se ainda mais dramática quando verificamos que o consumo de plástico tem duplicado a cada dez anos. Como se isso não bastasse, somente 9% de todo o plástico descartado é reciclado e 12% é queimado; mas 79% acumula-se nos aterros ou é descartado no ambiente;  grande parte de tudo isso acaba indo parar nos oceanos. Mantidas as atuais tendências, em 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos.

Como enfrentar o problema? Certamente esse não é um desafio somente para governos e empresas. É essencial promover a compreensão de que nenhuma solução é viável sem que as comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação à utilização do plástico e assim tornem-se aliados das causas ambientais. Há uma imensa tarefa educacional a ser cumprida!

Em consonância com sua missão e valores, e comprometido com as linhas de ação da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (Rede PEA-UNESCO), da qual é membro, o Colégio ECCOS está lançando uma abordagem visando à conscientização dos nossos alunos sobre a questão da “poluição plástica”. Esta abordagem, além de abranger aspectos conceituais e análise de casos, terá sua culminância no desafio aos alunos, para que reflitam sobre que comportamentos existentes no cotidiano escolar podem ser modificados de forma a colaborar no combate à “poluição plástica”, propondo soluções que, após discussão e escolha, serão efetivamente implementadas.  Também, objetivando colocar em destaque o tema “reciclagem”, realizaremos uma exposição de trabalhos da artista/artesã Rejane Aleixo, produzidos a partir de sucata, incluindo objetos de plástico. Além disso, Rejane ministrará oficinas nas aulas de artes, desenvolvendo com nossos alunos trabalhos com sucata de plástico, que serão parte relevante da ambientação e decoração de nossa festa junina, que acontecerá no dia 29 de junho.

Veja agora o depoimento do engenheiro António Guterres, Secretário Geral da ONU:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *