MI CASA, TU CASA – Acolhendo os refugiados venezuelanos.

O projeto tem como objetivo o acolhimento dos migrantes venezuelanos localizados no Estado de Roraima. É uma iniciativa do jornal Joca e ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e visa acolher e salvaguardar a dignidade humana das pessoas que sofrem com o deslocamento forçado, por meio da educação e da comunicação responsável.

Atualmente, existem 5,57 milhões de venezuelanos fora de seu país, entre refugiados e migrantes. Um dos destinos deles é o Brasil. Mais especificamente, o estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela. Há 13 abrigos da Operação Acolhida para venezuelanos em Roraima, onde vivem cerca de 6.600 pessoas.

Os alunos do Fundamental II do Colégio ECCOS se envolveram em dois eixos de ação do projeto:

– Escreveram cartas que foram enviadas a crianças e jovens acolhidos nos 13 abrigos da ACNUR  em Roraima, contando como é sua vida no Brasil, as coisas de que mais gostam e falando sobre experiências que esses jovens migrantes poderão ter em nosso país. Cada carta será entregue a uma criança ou jovem refugiado, que poderá responder e falar sobre suas experiências e expectativas.

– Lançaram uma campanha para arrecadação de livros, em português e espanhol. A campanha atingiu toda a nossa comunidade estudantil e suas famílias. Também escreveram cartas a editoras, solicitando doação de livros para o projeto.

Os livros arrecadados destinam-se à construção de bibliotecas nos 13 abrigos. Segundo os promotores do projeto, a promoção da leitura pode trazer conforto às crianças e jovens migrantes e refugiados, reduzindo os sofrimentos decorrentes do refúgio e da migração, além de possibilitar que eles continuem aprendendo, sendo introduzidos a uma nova língua, construindo conhecimento, gerando ideias e projetando seu futuro.

Além da inserção em um movimento que se justifica pelo exercício da responsabilidade social e pelo viés humanitário, o projeto também trouxe uma excelente oportunidade de aprendizado a partir de uma abordagem multidisciplinar.

Em geografia foram abordados temas como: O que são refugiados? Por que isso está acontecendo na Venezuela? Por que eles têm o Brasil como destino? Como vivem essas pessoas, que problemas elas enfrentam e que impacto sua chegada em grandes contingentes humanos tem causado nos locais onde se aglomeram?

Nas aulas de português foi elaborada a campanha de doação de livros pelos alunos do 7º ano; também nessas aulas foram elaboradas por alunos do 9º ano as cartas que foram enviadas às editoras, solicitando doação de livros.

Nas aulas de espanhol foram elaboradas as cartas, o que ofereceu uma oportunidade de uso significativo do idioma. Também foram realizadas atividades a partir da leitura de poemas escritos por refugiados, incluindo uma faceta emocional e artística aos relatos de quem vive o drama de estar apartado de suas origens, daquilo que constitui sua identidade.