Por que você escolheu o judô?

Após trinta anos praticando judô (sendo vinte deles como faixa preta), a pergunta que mais respondi foi:

— Por que judô?

No início, era questionado por amigos… Depois, na docência, os pais surgiram com o mesmo questionamento, ao que hoje respondo, com plena convicção:

Judô significa “Caminho Suave”. O professor Jigoro Kano, criador do judô, escolheu esse nome porque idealizou praticar uma atividade que não fosse apenas um esporte, mas uma filosofia de vida, com atuação na formação de pessoas para fazerem a diferença na sociedade.

A escolha do judô favorece:

• a coordenação motora;
  • o equilíbrio;
  • a força;
  • a concentração;
  • a disciplina;
  • o respeito;
  • a ética;
  • a solidariedade;
  • o companheirismo.

Apesar do judô ser um esporte individual, o praticante está sempre aprendendo em grupo, o que contribui para desenvolver a socialização e fortalecer os laços de amizade.

Eu pratico o judô porque escolho trilhar o “Caminho”, caminho suave, caminho do bem.

Sensei Fabiano Barros

Faixa preta de judô, praticante há 30 anos, atleta integrante  da seleção de judô de São José dos Campos, Campeão Panamericano, 3 vezes representante do Brasil em campeonatos mundiais.