Cidadania global

O Colégio ECCOS desenvolve a educação para a cidadania global de acordo com as linhas de ação propostas pela UNESCO, através de seu Programa de Escolas Associadas (PEA-UNESCO). São elas:

• A aprendizagem multicultural;
  • O cultivo de uma cultura de paz;
  • A disseminação da lógica da sustentabilidade.

O programa de Educação para a Cidadania Global do Colégio ECCOS é desenvolvido por meio de métodos ativos e participativos, tais como:

• Parcerias internacionais: Projetos e atividades em conjunto com escolas parceiras de outros países, a partir de temas de interesse comum;
  • Exercícios locais de cidadania: Experiências de envolvimento e transformação comunitária, voltadas para o próprio colégio, seu entorno ou até mesmo outros espaços em nossa cidade;
  • Projetos acadêmicos interdisciplinares: No Colégio ECCOS, os temas transversais característicos das questões globais são objeto de projetos que integram as diversas áreas de conhecimento.

Programas com iniciativas em conjunto com instituições dedicadas ao desenvolvimento de crianças e jovens, tais como:

JICA

Desde 2015, o Colégio ECCOS participa do Programa de Voluntários para Comunidades Nikkeis, desenvolvido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), recebendo na comunidade, por período de dois anos, um professor de Ensino Fundamental oriundo do Japão. Nesta parceria, o professor voluntário compartilha conosco arte, cultura, língua e costumes de seu país, assim como vive experiências da nossa cultura brasileira, tão peculiar e diferente de seu país de origem.

Connecting Classrooms

O Colégio ECCOS participa, desde 2013, do programa Connecting Classrooms do British Council. A partir deste, foram estabelecidas diversas parcerias com escolas britânicas em projetos de interesse comum.

Proposta pedagógica
Projetos institucionais