Da necessidade surgem ideias… das ideias nasce um projeto.
Os projetos institucionais no Colégio ECCOS têm por princípio aproximar os estudantes da realidade, organizar processos de aprendizagem, abrir espaço para troca de saberes, explorar possibilidades e desenvolver atitude solidária para a formação de cidadania e desenvolvimento de competências considerando a diversidade.
O diálogo entre as diversas áreas de conhecimento promove condições favoráveis para o desenvolvimento intelectual individual e coletivo.
Nos inúmeros desafios enfrentados neste caminho, estão as oportunidades para ações pedagógicas que permitem reflexões coletivas. O cotidiano, torna-se assim, um espaço de transformação com profundas raízes na cultura escolar com envolvimento de toda a comunidade.
Projetos Institucionais de práticas de linguagem
As práticas de linguagem, ler, escrever, falar e ouvir no Colégio ECCOS são objetos de aprendizagens contextualizados e significativos. Cumprem uma função social com propósitos claros para que os estudantes reconheçam e valorizem o que desenvolvem — produções escritas, repertório literário, exposições orais. Os projetos didáticos são potentes oportunidades para os estudantes se tornarem usuários da língua cada vez mais conscientes dos desafios propostos. Desde a Educação Infantil, nas diferentes línguas, os projetos institucionais de práticas de linguagem garantem a vivência em situações comunicativas, tais como:
- Conta pra Mim — Hábito da leitura de qualidade desde os primeiros anos da escolaridade
Regularmente, as crianças da Educação Infantil participam da escolha de livros e os levam para casa com o intuito de que as famílias promovam uma dinâmica de leitura com seus filhos. Estabelecem assim, uma relação amorosa com esta prática. Na escola, compartilham suas experiências com os colegas e professores e no mês de outubro, as famílias são convidadas a contar histórias para os grupos de crianças. - Sábado Literário — Formação de uma comunidade leitora
Os estudantes do Ensino Fundamental têm a oportunidade de seguir autores reconhecidos no meio literário. Com isso, identificam suas marcas pessoais nos textos e desenvolvem preferências, tornando-se indivíduos capazes de selecionar o que leem. A socialização deste projeto se dá num sábado do mês de abril, com exposição à comunidade das indicações dos estudantes a partir do repertório adquirido. - Jovem Escritor — Textos de autoria em diferentes gêneros literários
As turmas do Ensino Fundamental são repertoriadas, ao longo do ano letivo, com diferentes gêneros textuais — contos, descrições, biografias e autobiografias, histórias de infância, revistas, poesias, etc. Este trabalho potencializa a escrita de textos autorais, os quais se dão com a apropriação de procedimentos de escritores experientes: planejamento, textualização, revisão e edição. O resultado deste processo é um livro da turma com textos dos “Jovens Escritores”. - ECCOS de Poesia — Poesias como relevante instrumento de expressão
Conhecer diferentes poemas e poesias traz a oportunidade de reconhecer gostos acerca deste gênero textual relevante para a sensibilidade humana. O sarau, cultivado no ECCOS desde a Educação Infantil, proporciona manifestações orais das preferências adquiridas pelos estudantes e é um importante recurso para o desenvolvimento da linguagem.
Projeto ECCOS Ciência
— Pensar, refletir, formular hipóteses e buscar soluções…
…fazem parte dos desafios apresentados aos estudantes no dia a dia escolar. A Feira de Ciência ECCOS é um espaço onde a experimentação e a investigação aparecem de forma objetiva, em projetos estudados pelos estudantes durante o ano letivo. Também o projeto ECCOS Ciência promove o desenvolvimento do pensamento científico e integração “pais e filhos” por meio da exploração de temas variados em pesquisa realizadas orientadas pelo colégio e realizadas em casa.
Projeto Kakari
— Ser responsável pelo coletivo, um processo de formação do cidadão do século XXI.
Kakari significa “o responsável”. A ideia, trazida ao ECCOS pela professora japonesa Hanae Sato em 2015 na parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency), faz parte da rotina diária do colégio. Tem como objetivo dividir as responsabilidades entre os estudantes, através de um sistema de rodízio, no cuidado com a organização e limpeza dos ambientes por eles utilizados. No dia a dia, todos são responsáveis pelo espaço escolar. O projeto promove ações que visam a formação do senso de responsabilidade, comprometimento, autonomia e cooperação, tanto no plano coletivo quanto individual.
Projeto Resta Ingesta
— Pequenas ações conscientes podem provocar grandes mudanças.
O projeto Resta Ingesta tem como principal objetivo a conscientização da comunidade ECCOS sobre os impactos do desperdício dos alimentos em casa e na escola. Durante todo o ano letivo os estudantes do programa Integral do Ensino Fundamental I:
- Preparam comunicação criativa para conscientização da comunidade;
- Realizam as medições das sobras de alimentos do almoço e publicam resultados nos murais escolares;
- Reaproveitam os restos alimentares para compostagem.
Com o projeto, estudantes e colaboradores são convocados a assumirem a sua responsabilidade com o consumo consciente por meio de ações práticas para redução dos restos alimentares bem como o aproveitamento das sobras.
Ações voluntárias e trabalho social
— Formação de uma cidadania ativa, engajada e responsável.
Os estudantes são estimulados a participar de campanhas e projetos de impacto social e a cada ano as turmas são estimuladas a buscar resposta para a pergunta: como posso melhorar o mundo? Desde a Educação Infantil o trabalho é voltado a olhar o entorno e criar soluções para os problemas do dia a dia. O Colégio ECCOS foi reconhecido pelo programa internacional Criativos na Escola pela realização do projeto “Memórias”. A preciosa experiência de vida dos moradores do Asilo Santo Antônio de São José dos Campos, resultou na obra literária elaborada pelos estudantes do 7º ano. Entre as ações regulares destacam-se também:
- Encontro de Futsal Solidário — Evento de confraternização promovido pela equipe de Futsal ECCOS (Hummingbirds e Huntinghawks) com a participação de escolas e clubes da cidade para arrecadação de brinquedos;
- Campanha do Agasalho — Oportunidade de mobilização dos estudantes em torno das necessidades de comunidades carentes.
Quem somos
Proposta pedagógica
Cidadania global
Formação docente