Formação docente

O professor é pessoa. E uma parte importante da pessoa é professor. Urge por isso (re)encontrar espaço de interações entre as dimensões pessoais e profissionais, permitindo aos professores apropriar-se de seus processos de formação e dar-lhes um sentido no quadro das suas histórias de vida.
António Nóvoa – educador português

A formação de professores é parte essencial da visão educacional ECCOS, processo que fortalece a identidade de educador e promove a cultura da busca pelo conhecimento, além de enriquecer as práticas escolares voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes.

No ECCOS o marco teórico-prático no desenvolvimento docente é a prática reflexiva. Essa opção de formação parte da pessoa e não exclusivamente do seu saber, considera a experiência profissional para a melhora do fazer e consequente transformação da ação educativa. O princípio do processo formativo é o ciclo reflexivo: da prática à prática, conduzindo o professor ao percurso que implica em planejar, aplicar, avaliar e replanejar, estabelecendo o ciclo que visa a progressão da aprendizagem do estudante e a diferenciação na qualidade da oferta docente.

Ciclo reflexivo “da prática à prática”

Entre os aspectos relevantes na formação do docente ECCOS, destaca-se o ensino para a equidade. Nessa perspectiva, os professores aprendem a ensinar de diferentes maneiras, a criar ambientes interativos e colaborativos de aprendizagem, a incorporar a tecnologia em seu dia a dia e a promover dinâmicas de aula nas quais o estudante é o protagonista.

Proposta pedagógica
Cidadania global