“Cada criança, é como é,
Única, especial, sensível, inteira.
Todas as crianças estão em permanente estado de transformação,
aos outros, aos ambientes,
às palavras e expressões que observem,
aos estímulos que recebem ou à falta destes.
A criança é como é.
E nosso desafio não é mudá-las,
Mas conhecê-las e aceitá-las
Acolhê-las e propiciar situações
Para que tenham vez e voz.
Dar-lhes espaço, tempos e respiros
Para serem quem são”.
No Colégio ECCOS, o “aprender” tem como base a “Cultura da Infância”, ou seja, considera o respeito à individualidade de cada criança, a afetividade, o cuidado nas relações e o direito à experiência de viver e encantar-se com os saberes que são construídos.
Dessa forma, as crianças protagonizam a construção de seu próprio conhecimento e desenvolvimento, a seu tempo, de forma singular e regida por seus interesses, sempre com a escuta, o olhar atento e a ação mediadora de profissionais formados, experientes e dispostos a acolher as diferenças e potencialidades de cada um. Para acolher e mediar os saberes e as hipóteses das crianças, as salas são organizadas por cantos de experiências.
Nesse ambiente de contínuo aprendizado, acontece o contato com a língua inglesa. De forma natural e diária, as crianças são expostas à segunda língua durante a rotina letiva, rompendo com preconceitos de aquisição da língua, familiarizando a criança ao novo idioma e aproveitando as janelas de aprendizagem tão favoráveis nessa faixa etária.
Na Educação Infantil, a abordagem bilíngue desenvolve a compreensão oral e a capacidade de comunicação criativa, assim como a autoconfiança do aprendiz, a autonomia e a curiosidade para sempre aprender.