21 de setembro: Dia Internacional da Paz

colegio eccos dia internacional paz unesco

Hoje, 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, a Diretora Geral da UNESCO, Sra. Audrey Azoulay, enviou uma mensagem à sociedade.

“Não haverá paz neste planeta enquanto os direitos humanos forem violados em qualquer parte do mundo.”

“Neste Dia Internacional da Paz, estas palavras de René Cassin, um dos arquitetos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, nos lembram que a paz continua sendo um ideal inatingível, até que os direitos humanos fundamentais sejam respeitados. Eles são a condição primordial de uma sociedade pacífica onde todos são reconhecidos em sua dignidade e podem gozar de direitos plenos e iguais.

Estas palavras também nos lembram de nosso dever de solidariedade para com nossos semelhantes: a paz é imperfeita e frágil se não beneficia a todos; os direitos humanos são universais ou não são. Esta ligação consubstancial entre a paz e o respeito pelos direitos fundamentais é o tema desta nova edição do Dia Internacional da Paz, em que celebramos este ano o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Os ideais de paz e direitos universais são questionados e violados todos os dias e existem inúmeros obstáculos que impedem sua realização. Desafios de todos os tipos testam nossa capacidade de construir um mundo de harmonia, compreensão e coexistência pacífica: as desigualdades sociais e econômicas que geram angústia e pobreza, as mudanças climáticas que causam novos conflitos e o crescimento populacional desproporcional que cria novas tensões. Além disso, diferentes formas de populismo e extremismo estão se espalhando pelo mundo.

Para enfrentar esses desafios, devemos agir coletivamente e construir, tijolo por tijolo, o edifício da paz. Este é o objetivo geral da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que conclama a uma ação conjunta para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que juntos contribuem para um mundo mais justo e pacífico, entre outras coisas, lutando contra a pobreza, a fome e a desigualdade de gênero, promovendo a educação, defendendo a justiça e assumindo um compromisso em favor de um ambiente saudável.

Todos os dias, a UNESCO, através de seus programas e ações de campo, reafirma seu compromisso original, consagrado em seu Ato Constitutivo, que é erguer os bastiões da paz nas mentes das mulheres e dos homens. Como a principal agência responsável pela Década Internacional para a Reaproximação das Culturas (2013-2022), a UNESCO está totalmente empenhada em desenvolver uma cultura mundial de prevenção através da educação, cooperação internacional e diálogo intercultural.

O caminho para a paz é longo, mas cabe a cada um de nós influenciar seu curso, comprometendo-nos diariamente com uma sociedade mais inclusiva, mais tolerante e mais justa.”

Colégio ECCOS: Membro da Rede de Escolas Associadas UNESCO

colegio eccos pea unesco

O Colégio ECCOS acaba de ser certificado como integrante da Rede de Escolas Associadas da UNESCO. O anúncio de nossa adesão ocorreu no Encontro Nacional da rede, realizado de 12 a 14 de setembro, em Salvador, Bahia.

A UNESCO é o órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO é global, hoje presente em 182 países, reunindo 11 mil escolas. Entre seus objetivos principais, destacam-se a difusão das prioridades da ONU, com foco na cultura de paz e não violência.

Os principais critérios para a associação são o comprometimento voluntário da comunidade da escola para promover os valores e ideais da UNESCO, o uso de metodologias e abordagens inovadoras e participativas, e a oferta de ambientes de aprendizagem seguros, sustentáveis e inclusivos e interação com outras escolas.

O credenciamento do Colégio ECCOS como integrante da Rede de Escolas Associadas da UNESCO representa uma conquista de toda a nossa comunidade escolar e também o reconhecimento do nosso comprometimento com uma educação inovadora e de qualidade, alinhada com as grandes questões globais e voltada para a formação de cidadãos que se apropriem dos conhecimentos e habilidades necessários para o exercício da cidadania.

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Dominó Sinfônico

colegio eccos domino sinfonico

Dominó Sinfônico – foi o nome do Concerto Didático que os alunos do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de apreciar no dia 27 de abril, na imponente Sala São Paulo. Sob a regência do maestro William Coelho, a Orquestra Sinfônica da USP encantou um público de mais de 1.000 crianças de diversas escolas de São Paulo, inclusive a nossa. Neste evento, em curto espaço de tempo, foram apresentadas mais de 50 melodias que a humanidade tem ouvido há 300 anos e, por isso, diferem de muitas que saem de moda rapidinho.

Bem… você deve estar se perguntando: — Como crianças, tão agitadas, poderiam ficar quietinhas, num lugar como esse e ainda apreciar música erudita?

Realmente não é simples. Existe toda uma estrutura e preparação para que isso aconteça. Como o próprio nome já diz, o concerto é didático e, traz também artistas de teatro que, de maneira lúdica, atraem a atenção deste público mirim e o envolve com a magia da música, da arte e da expressão.

Acho que realmente sou suspeita para falar… mas com certeza valeu… valeu a espera… valeu a expectativa… valeu o aprendizado… valeu o brilho em cada olhar… Valeu! Enfim… Foi emocionante! E ainda mais emocionante, ver as crianças participando ativamente da última música. Atentas à regência da ‘assistente do professor’, uma das personagens, e divididas em famílias, como na orquestra, acompanhavam com gestos a música, e sem nenhuma palavra, atendiam os sinais da encantadora maestrina… Muito lindo!

Ouvi diversos comentários, gostosos de se ouvir e dentre eles, a percepção deste aluno me chamou a atenção: “— Toda vez que a música começava, o teatro continuava, mas sem falar…” Arthur – 1º ano.

É isso! Comunicação! Que palavrinha desgastada, não é mesmo? Nosso amiguinho percebeu que ela não está apenas nas palavras… mas no gesto, no olhar, na emoção, nas entrelinhas… Neste mundo tão cibernético, robotizado, que não nos falte a sensibilidade para comunicar, ou melhor, que não nos falte a sensibilidade para traduzir cada gesto, cada olhar, toda emoção… Que não nos falte a arte! Que não nos falte a música!

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank