Um dia na Aldeia Renascer

No dia 19 de setembro, os alunos do 5º ano do Colégio ECCOS viveram uma experiência enriquecedora e emocionante ao visitar a Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, em Ubatuba. Após um ano letivo dedicado ao estudo dos povos originários, nossos estudantes finalmente tiveram a chance de mergulhar na cultura e nas tradições de uma comunidade indígena local.

A visita foi guiada pelo Cacique Cristiano de Lima Silva Awa Kiririndju, que, além de líder da aldeia, é também uma figura importante na preservação da cultura e da identidade indígena. Os alunos participaram de uma programação intensa e diversificada, que incluiu uma trilha pela agrofloresta, oficinas de artesanato, práticas de arco e flecha, e até um momento especial de reflexão na casa de reza.

Foi um dia repleto de aprendizado, diversão e muito contato com a natureza, que certamente ficará na memória afetiva de cada um dos nossos estudantes. Essa vivência foi uma oportunidade única de fortalecer os valores de respeito, empatia e conexão com a nossa cultura.

Quer ver os melhores momentos dessa visita especial? Acesse nossa publicação no Instagram e reviva esses momentos conosco! https://www.instagram.com/p/DAjnnecvxh2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Você conhece o projeto Slimy Snails?

No Colégio ECCOS, valorizamos a curiosidade e a exploração desde cedo. Nosso projeto “Slimy Snails” foi uma jornada incrível em que as crianças se tornaram pequenos cientistas, explorando o parque da escola em busca de caracóis. Essa atividade despertou um interesse genuíno nos alunos, que se dedicaram a observar, questionar e registrar suas descobertas de maneira criativa. Através de desenhos, pinturas e tabelas, as crianças documentaram suas observações, aprendendo sobre as características e comportamentos dos caracóis.

Durante o projeto, as crianças foram incentivadas a formular hipóteses e investigar questões como “o que os caracóis comem?” e “por que os caracóis deixam um rastro de muco?”. Essas atividades não só ampliaram seu conhecimento sobre a natureza, mas também aprimoraram suas habilidades linguísticas, especialmente em inglês. Eles aprenderam novas palavras e termos, participaram de jogos educativos e discutiram suas descobertas em rodas de conversa.

Venha conferir como “Slimy Snails” transformou a aprendizagem em uma experiência mágica e envolvente para nossos alunos! 🌟🐌

Ressignificando o brinquedo por brincar na escola

Aqui no Colégio ECCOS respeitamos a infância e valorizamos o brincar. Acreditamos que, por meio das experiências brincantes, as crianças têm a oportunidade de experimentar o mundo, construir significados, desenvolver habilidades sociais e emocionais, resolver conflitos, relacionar-se com outras crianças, construir o conhecimento de si mesma e do seu entorno, além de exercitar a criatividade e a imaginação.

Por esse motivo, decidimos dar início ao projeto “Ressignificando o brinquedo por brincar”, com as crianças de 3 a 4 anos.

Confira nossa documentação pedagógica do projeto. Esse documento é apenas uma pílula de todo o processo que acontecerá ao longo deste ano com as crianças.