Você sabe quem é Ki-ko? 

Você agora sabe quem é Ki-ko?

Era uma vez uma garota chamada Ki-ko.

Ela morava em Kobe, cidade do Japão com um grande porto, como a cidade de Santos, em São Paulo. 

Ki-ko adorava futebol e sempre jogava com suas amigas.

Certo dia, soube pela TV que havia muitos japoneses vivendo fora do Japão, num país desconhecido por ela, chamado Brasil. Lá, realizavam festivais e cantavam músicas japonesas. Apesar dos traços físicos semelhantes, não entendia o que eles falavam.  Por que?

Sua mamãe explicou:

– “Há muito tempo, alguns japoneses foram para o Brasil, longe do porto de Kobe. Eles foram trabalhar.”

Quando Ki-ko tinha 13 anos, sua amiga mudou-se para o Brasil com seus pais. Nesse novo país, ela não ia à escola e trabalhava em uma fazenda de café. Alguns anos depois, essa amiga mandou café para ela experimentar. Era a primeira vez que Ki-ko bebia essa bebida preta e quente.

Com o tempo, suas dúvidas foram sendo respondidas: “Os japoneses que estão no Brasil falam português, a língua própria do país e realizam festivais e cantam músicas japonesas para não esquecer de suas raízes, de onde vieram.”

Mas outras curiosidades foram surgindo:

-“Que tipo de país é o Brasil? Onde é que ele está? “

-“Quando eu crescer, quero conhecer os japoneses que vivem no Brasil. Quero saber como eles vivem… “

Assim Ki-ko começou a sonhar em ir para o Brasil.

30 anos depois …

Ki-ko tornou-se professora do ensino fundamental.

Em 2016, ao ver as Olimpíadas do Rio pela TV, lembrou-se de seu sonho de infância.

“O que os japoneses daquela época estão fazendo agora?” Será que ainda há japoneses no Brasil? Quero ensinar sobre o Japão a brasileiros e japoneses que vivem no Brasil!”

Então Ki-ko foi para o Brasil. E em julho de 2018, chegou ao ” Colégio ECCOS “, em São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Você agora sabe quem é Ki-ko?

“Ki-ko era o meu apelido quando criança.

Faz um ano e oito meses desde que cheguei aqui.

No começo, não sabia falar nada em português e vocês foram muito gentis comigo.

No ano passado, aprendemos juntos sobre a história do Japão: as lendas, as festas, os costumes…

No Japão também sou professora e gostaria muito de contar sobre vocês para os meus alunos no Japão. Vou contar a eles que as crianças brasileiras são gentis, alegres e empenhadas.

Agora, tenho que voltar para o Japão.

Nunca esquecerei os maravilhosos dias que passei aqui.

Espero que vocês queiram conhecer o meu país do mesmo modo que eu, quando criança quis saber mais sobre o Brasil e as pessoas que aqui moram.

Continuem estudando a língua japonesa.

E quando estiverem comendo comida japonesa ou quando ouvirem sobre o Japão e as Olimpíadas de Tóquio na TV, ficarei feliz se vocês se lembrarem de mim.”

Com carinho,

                                                                               Sensei Miki Nakaharada

A tecnologia a favor da aprendizagem

A tecnologia a favor da aprendizagem

Você sabe por que a tecnologia é importante para o seu filho?

Será que há limites para seu uso?

Essas são perguntas importantes a se fazer, pois com a infinidade de aplicativos, jogos digitais, plataformas e outros tipos de tecnologia disponíveis no mercado, como escolher a mais adequada e em que momento oferecer às crianças?

Como usar a tecnologia a favor da aprendizagem?

No Colégio ECCOS, a parceria com a Eduqo tem revolucionado o processo de ensino e aprendizagem tendo como instrumento a tecnologia.

A Eduqo é uma plataforma de personalização de ensino que ajuda a escola a identificar as principais habilidades do estudante: em quais ele se destaca e em quais precisa de apoio. Através de cadernos digitais interativos e com materiais atuais, os estudantes são motivados a desenvolver hábitos de estudo e a aprender de modo autônomo, revisando aulas, fazendo lições, assistindo vídeos e lendo materiais complementares sugeridos pelo professor. Dessa forma aprofunda o conhecimento, gerencia seus estudos e tudo isso, a seu tempo!

Os estudantes do 6º ano estão aprendendo a usar essa ferramenta tecnológica e nós, do Colégio ECCOS e da Eduqo estamos por perto para acompanhá-los!

A Tecnologia A Favor Da Aprendizagem

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

 

Beatriz Naitzki

Assessora Pedagógica do Eduqo