Ensino Fundamental I

Uma etapa marcante para o avanço da autonomia nos processos escolares e nas relações interpessoais…

Com experiências significativas adquiridas na Educação Infantil, os estudantes iniciam o Ensino Fundamental. No 1º e 2º anos, permanece a valorização de ações lúdicas para o aprendizado e o domínio da leitura e da escrita torna-se imprescindível para independência da aprendizagem. Faz parte da rotina escolar, assumir pequenas responsabilidades, colocar em jogo o pensamento criativo, lógico, crítico e encontrar novas possibilidades de ler e formular hipóteses, argumentar, interagir com diversas produções culturais e fazer uso de tecnologias de informação e comunicação.

A partir do 3º ano, hábitos escolares, tais como o estudo contínuo, a organização com o material e as tarefas são gradativamente consolidados. Este marco regulatório facilita a apropriação de saberes e o desenvolvimento de habilidades e valores necessários para o sucesso escolar e pessoal. O repertório acadêmico se desenvolve de maneira que os conteúdos escolares se relacionem com os temas do cotidiano de forma sistemática, deflagrando estruturas de pensamento cada vez mais complexas.

A competência comunicativa bilíngue é progressivamente ampliada por meio de vivências que envolvem situações reais, inclusive com o programa de parcerias internacionais. Nas séries finais deste segmento, as proposições de leitura, escrita e oralidade tornam-se mais complexas, proporcionando ao estudante o uso da língua segundo a norma-padrão em contextos diversificados de comunicação em português e inglês. No 5º ano há a ampliação da oferta linguística com a introdução de espanhol.

Espaços e ambientes
Turmas, horários e atividades