ECCOS de Poesia

“A poesia não está nos versos, por vezes ela está no coração. É tamanha, a ponto de não caber nas palavras.”
Jorge Amado

Poesia, uma elaboração sofisticada da linguagem. A manipulação das palavras com intenções diversas, que revelam sentimentos profundos, a espontaneidade de uma ação, ressaltando a beleza da língua que se fala e que se escreve. EXPRESSAR uma visão da realidade ou, quem sabe, retratos do imaginário…

A poesia suscita olharmos para o que está escrito, tanto quanto para como está escrito. Esta relação nos permite interpretar um poema percebendo as escolhas intencionais dos poetas.

“Eu queria aprender o idioma das árvores.
Saber as canções do vento nas folhas da tarde.
Eu queria apalpar os perfumes do sol.”

Manoel de Barros
“Cantigas por um passarinho à toa” – Companhia das Letrinhas

O Projeto ECCOS de Poesia tem como intenção materializar a palavra de forma que ela habite o dia a dia do colégio, dando espaço para as questões, desejos, imaginação, e tantos outros aspectos do humano.

A oportunidade de fortalecimento da comunidade leitora, por meio de um vasto repertório do gênero poético, envolve crianças, adolescentes e adultos neste ambiente provocativo de reflexão sobre a linguagem.

A escola como produtora de cultura, organiza-se em torno deste universo literário e tem como foco o engajamento da comunidade como parte deste processo.

Seguindo a tradição em que poesias são declamadas em momentos especiais, o “Sarau em família ECCOS” é um dia para celebrar e enriquecer nosso universo cultural.

“Tanto em pintura, como em música e literatura, tantas vezes o que chamam de abstrato me parece figurativo de uma realidade mais delicada e mais difícil, menos visível a olho nu.”

Clarice Lispector