A aprendizagem cultural é uma faceta da educação que exerce um papel fundamental no desenvolvimento da cidadania global e na construção de uma cultura de paz no mundo. Através dela os indivíduos não só se localizam enquanto identidade, mas também e em igual patamar de importância, aprendem a valorizar as diferenças, a entender como riqueza aqueles aspectos distintos que outros povos revelam e agregam ao patrimônio cultural da humanidade.
É nesta perspectiva que o Colégio ECCOS vem estabelecendo e desenvolvendo parcerias com escolas de outros países, propiciando aos nossos alunos as oportunidades de uma troca frutífera de informações e participando de projetos com foco temas de interesse global. Uma das culminâncias desse processo se dá quando os alunos se comunicam diretamente com interlocutores de outros países, conferindo significado ao aprendizado da segunda língua.
No dia 16 de agosto, tivemos um desses momentos preciosos, envolvendo nossos alunos dos 3º anos da manhã e da tarde e a Professora Raihana Raque, diretora da Banshgari 1 Government Primary School, localizada em Dakha, Bangladesh. Nossos alunos, que já vêm desenvolvendo atividades compartilhadas com alunos daquela escola, tiveram a oportunidade de dialogar com a professora Raihana e apresentar as perguntas que haviam elaborado anteriormente, abordando diferentes aspectos da vida escolar em Bangladesh: “Na escrita bengali, escreve-se da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda?”; “que esportes vocês praticam aí?”; “as provas são feitas individualmente ou em grupos?”; “que línguas vocês aprendem na escola?”; “como as crianças se divertem na escola?”; e muitas outras perguntas sobre tudo o que aguçava sua imaginação e curiosidade.
Cultural learning is one facet of education that has a main role in developing global citizenship and in the building of a culture of peace in the world. Through this, the individuals not only find their own identity, but also and in the same level of importance, they learn to value the differences and understand as very rich those distinct aspects that people from other culture reveal and add to humanity’s cultural heritage.
It is in this perspective that ECCOS School is establishing and developing partnerships with schools from different countries, providing our students opportunities to make a great and useful exchange of information and taking part in projects focused on Global Interest topics. One of the culminations of this process happens when the students can communicate with other countries interlocutors, making the learning of a second language really worth.
On August 16, we had one of these precious moments, getting students from Year 3 (morning and afternoon) involved in a talk to Miss Raihana Raque, principal of the Banshgari 1 Government Primary School, located in Dakha, Bangladesh. Our students, who have already been developing some shared activities with students from that school, had the opportunity to talk to Miss Raihana and show the questions they had prepared previously, approaching different aspects of school life in Bangladesh, such as: “In Bengali writing, do you write from right to left, or from left to right?”; “what sports do you practice there?”; “are the tests taken individually or in groups?”; “what languages do you learn at school?”; “how do the children have fun at school there?”; and many other questions about anything and everything that would sharpen their imagination and curiosity.