Jovem Escritor 2017

colegio eccos jovem escritor

“A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta. Talhar a obra literária sobre as próprias formas do que não basta é ser impotente para substituir a vida.”
Fernando Pessoa

O projeto Jovem Escritor é uma oportunidade preciosa a todos os amantes de literatura, para compreender a beleza da construção ingênua de textos dos mais variados estilos.
Somos brindados por narrativas recheadas de personagens marcantes, conflitos e enredos criativos.
O imaginário infanto-juvenil revela toda sua potência, presenteando o leitor com experiências intensas e inesquecíveis.
Os leitores foram convidados pelos alunos do Ensino Fundamental 1 a adentrar no universo da mitologia grega, das bruxas, das memórias reais de infância, autobiografias e dos contos de mistério.
Foram publicadas ainda cartas do 6º para o 5º ano com dicas sobre esta passagem de ciclo, tão significativa na vida dos estudantes. Em outra surpreendente publicação, pudemos apreciar textos de alunos do 7º ano que percorrem o caminho das memórias. Estes jovens chegaram na fronteira indissociável da vida, resgatando em suas produções escritas as histórias que conheceram ao se aproximarem de idosos.
A turma do 8º ano se debruçou sobre assuntos essenciais previstos na agenda 2030 da Unesco, o que resultou numa revista digital com a força da responsabilidade social.
As marcas literárias presentes na escrita dos nossos estudantes são um convite ao resgate pela boa leitura. Sintam-se à vontade para apreciá-las.

Abaixo, os links de acesso às publicações.

1º ano manhã – 2017 – Mitos gregos
https://issuu.com/colegioeccos/docs/mitos_gregos_-_1___ano_manh___-_201

1º ano tarde – 2017 – Mitos gregos
https://issuu.com/colegioeccos/docs/mitos_gregos_-_1___ano_tarde_-_2017

Year 1 morning – 2017 – The big fire
https://youtu.be/_Jm1XytDVDA

Year 1 afternoon – 2017 – The big fire
https://youtu.be/suRm1qDBHBo

2º ano manhã – 2017 – Galeria de bruxas
https://issuu.com/colegioeccos/docs/galeria_de_bruxas_-_2___ano_manh___

2º ano tarde – 2017 – Galeria de bruxas
https://issuu.com/colegioeccos/docs/galeria_de_bruxas_-_2___ano_tarde_-

Year 2 morning – 2017 – Poems about nature
https://issuu.com/colegioeccos/docs/poems_about_nature_-_year_2_morning

Year 2 afternoon – 2017 – Poems about nature
https://issuu.com/colegioeccos/docs/poems_about_nature_-_year_2_afterno

3º ano manhã – 2017 – Memórias de infância
https://issuu.com/colegioeccos/docs/mem__rias_de_inf__ncia_-_3___ano_ma

3º ano tarde – 2017 – Memórias de infância
https://issuu.com/colegioeccos/docs/mem__rias_de_inf__ncia_-_3___ano_ta

Year 3 morning – 2017 – Mind your monsters
https://issuu.com/colegioeccos/docs/mind_your_monsters_-_year_3_morning

Year 3 aternoon – 2017 – Mind your monsters
https://issuu.com/colegioeccos/docs/mind_your_monsters_-_year_3_-_2017_

4º ano manhã – 2017 – Autobiografias
https://issuu.com/colegioeccos/docs/autobiografias_-_4___ano_manh___-_2

4º ano tarde – 2017 – Autobiografias
https://issuu.com/colegioeccos/docs/autobiografias_-_4___ano_tarde_-_20

Year 4 morning – 2017 – Adventure stories
https://issuu.com/colegioeccos/docs/adventure_stories_-_year_4_-_mornin

Year 4 afternoon – 2017 – Adventure stories
https://issuu.com/colegioeccos/docs/adventure_stories_-_year_4_-_aftern

5º ano manhã – 2017 – Contos de crime sob investigação
https://issuu.com/colegioeccos/docs/contos_de_crime_sob_investiga____o_

5º ano tarde – 2017 – Contos de mistério
https://issuu.com/colegioeccos/docs/contos_de_mist__rio_-_5___ano_tarde

Year 5 – 2017 – Mystery tales
https://issuu.com/colegioeccos/docs/mystery_tales_-_year_5_-_2017

5º año – 2017 – El almohadón de plumas y otras historias
https://issuu.com/colegioeccos/docs/el_almohad__n_de_plumas_y_otras_his

6º ano – 2017 – Cartas para o futuro
https://issuu.com/colegioeccos/docs/cartas_para_o_futuro_-_6___ano_-_20

7º ano – 2017 – Encontro com as memórias
https://issuu.com/colegioeccos/docs/encontro_com_as_mem__rias_-_7___ano

8º ano – 2017 – Revista digital ECCOS
https://issuu.com/colegioeccos/docs/revista_digital_eccos_-_8___ano_-_2

English group Movers – 2017 – Sketches
https://issuu.com/colegioeccos/docs/movers_sketches_-_2017

English group Flyers – 2017 – Funny stories
https://issuu.com/colegioeccos/docs/funny_stories_-_flyers_2017

English group Preliminary – 2017 – The stranger and other stories
https://issuu.com/colegioeccos/docs/the_stranger_and_other_stories_-_pr

6º ano em conversa com mantenedores: A inspiração do ECCOS na Grécia Antiga

colegio eccos inspiracao grecia antiga

O que nos inspira?
Assim começou a conversa entre a turma do 6º ano e o mantenedor do Colégio ECCOS. Após ouvir sobre as inspirações da turma, nosso mantenedor relembrou conceitos fundados pelos gregos no período clássico como a democracia, a pólis e a Paideia, concepção grega de educação integral, unindo a formação intelectual e moral para a vida. O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles e suas relações com a ideologia ECCOS também foram debatidos.
Entre as práticas da Grécia Antiga que inspiram a ideologia ECCOS, também destacaram-se na conversa:

  • A ideia de escola (do grego ‘Skholé’) como um lugar de debate e troca de experiências;
  • A busca do conhecimento de forma ampla e profunda;
  • A construção da relação entre o mentor e o discípulo;
  • Mais do que respostas óbvias, o conhecimento na Grécia Antiga é construído a partir da curiosidade e de boas perguntas.

Por fim, todos se empolgaram com as palavras de Steve Jobs, fundador da Apple:

“Eu trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.”

colegio eccos inspiracao grecia antiga
A Escola de Atenas com Platão (à esquerda) e Aristóteles (à direita) ao centro, afresco do mural de Raphael, 1509-1510
colegio eccos 4 pilares educacao unesco
Os 4 pilares da educação propostos pela UNESCO e a inspiração nas colunas gregas que compõem o nosso logotipo
colegio eccos aristoteles
Aristóteles
colegio eccos steve jobs
Steve Jobs

Hino Nacional brasileiro

colegio eccos hino nacional brasileiro

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
de um povo heroico e brado retumbante…”

Que país é este, que deveres temos como brasileiros e o que significa respeitar a terra em que nascemos?
Este foi o questionamento que desencadeou o mergulho dos estudantes do segmento do Integral ECCOS na letra do Hino Nacional brasileiro.
Este estudo despertou a vontade de socializar os saberes pela linguagem do teatro com todos os alunos do colégio.
Permitiu nosso reconhecimento deste símbolo nacional como representação do sentimento de cidadania. Uma descoberta de identidade coletiva, interessada nas diversidade de riquezas do nosso país.

“From the Ipiranga, the placid banks heard
the resounding cry of a heroic people…”

What country is this, what duties do we have as Brazilians and what does it mean to respect the land on which we were born?
This was the question that triggered the full-time students to dive in the lyrics of the Brazilian National Anthem.
This study arouse the desire to socialize their knowledge with other students through drama.
That made us recognize this national symbol as a representation of the feeling of citizenship. A discovery of collective identity, interested in the rich diversity of our country.

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank